A iconografia dos deuses gregos

Resumo do minicurso de 4 horas ministrado durante a XVI Semana de Estudos Clássicos da antiga Regional SE-2 da SBEC, Araraquara, em maio-junho de 2001.

heracles
Héracles com a trípode, 480-470 a.C. Detalhe de aríbalo ático de figuras vermelhas. Paris, Museu do Louvre CA2183. Foto: Marie-Lan Nguyen, 2011. Wikimedia Commons, domínio público

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EMENTA:

  1. A iconografia da divindade masculina. Hermes, o mensageiro dos deuses. Zeus, rei/pai dos deuses e dos homens.
  2. Apolo, deus da profecia, da medicina e da música. Hefesto, o deus do fogo. Dioniso, o deus do vinho.
  3. Hélio, o deus-sol. Héracles, o herói-deus.

No século VIII a.C., a partir do intensivo contato entre as comunidades gregas e a Sírio-Palestina, os artistas gregos começaram a desenvolver obras de arte centradas, notadamente, na figura humana e em temas mitológicos.

Ao lado dos poemas do ciclo épico, as estátuas, os relevos e as cenas decorativas dos vasos de cerâmica são os principais testemunhos da riquíssima Mitologia Grega.

Nesta oportunidade serão abordados alguns dos aspectos principais da iconografia das seguintes divindades masculinas do panteão grego: Hermes, Zeus, Apolo, Hefesto, Dioniso, Hélio e Héracles.

"Muitas vezes é discutível se se trata da representação de um homem ou de um deus: na constituição do corpo, na postura e pelo rosto, os deuses são semelhantes aos homens ou, antes, os homens são "semelhantes aos deuses". Assim, forma-se um cânone de atributos iconográficos pelos quais se podem identificar os deuses. Apesar, e a par, de alguns esquemas assimilados do Oriente — a senhora ou o senhor dos animais, o deus com a arma e com o trovão, a deusa com o espelho —, a epopéia torna-se determinante: Apolo e Ártemis empunham o arco, Apolo pode empunhar também a lira, Hera o ceptro. Atena aparece completamente armada com elmo, escudo, lança e égide. Hermes, o mensageiro dos deuses, empunha o bastão de arauto com duas cobras entrelaçadas e traz calçadas sandálias aladas. Frequentemente, os deuses são acompanhados pelos seus animais. Apolo e Ártemis preferem o veado ou a corça, Zeus a águia, Atena a coruja. Posídon segura um peixe. O touro, porém, pode estar ao lado quer de Zeus, de Posídon ou de Dioniso; o bode pode aparecer ao lado de Hermes, Dioniso ou Afrodite. Os deuses têm também as suas plantas preferidas: Apolo o loureiro, Atena a oliveira, Deméter cereais e a papoila, Dioniso a videira e a hera, Afrodite o mirto. Claro que também há coroas de mirto no caso de Deméter, coroas de oliveira em Olímpia. Este sistema de sinais não é nem fechado nem livre de contradições, sobretudo em virtude de as tradições cultuais locais se fazerem sempre sentir. Uma vez que desde finais do século -VI a cunhagem de moedas adopta as imagens dos deuses da cidade, as representações dos deuses e os atributos divinos tornam-se omnipresentes."
Walter Burkert (1)

Hermes

  1. Texto: hino homérico a Hermes
  2. Imagem: uma “herma”
    Cratera lucaniana de figuras vermelhas atribuída ao Pintor de Pisticci.
    Data: -430/- 420. Tampa Museum of Art.
  3. Imagem: o transporte do cadáver de Sárpedon
  4. Imagem: Apolo acusa Hermes diante de Zeus e Maia
  5. Imagem: Hermes conduz as três deusas até Páris
    Hídria ática de figuras negras do Pintor de Antímenes.
    Data: -520/-510. Munique, Staatliche Antikensammlungen und Glyptothek.
  6. Imagem: Hermes com Dioniso criança