Grapheion 1.0 ®

Interruptor de teclado (keyboard) para acesso ao conjunto de caracteres gregos politônicos das fontes Unicode. Após instalação, é possível digitar palavras em grego clássico — letras com espíritos e acentos, sinais de pontuação e alguns símbolos — sem quebrar a fluência do texto.

w
Os dez primeiros versos da Ilíada de Homero no Codex Venetus A folio 12 recto, século X. Veneza, Biblioteca Nacional Marciana. Fonte: Homer Multitext Project. CC BY-NC-SA 3.0.

O aplicativo funciona na plataforma Windows e se baseia no padrão betacode do TLG (Thesaurus Linguae Graecae) e recursos das fontes Unicode.

O betacode é o sistema desenvolvido pelo TLG para representar letras e sinais do grego antigo através de caracteres latinos modernos.

Pré-requisitos

Para digitar em grego antigo, são necessários:

  • fonte Unicode com caracteres do bloco Greek Extended;
  • gerenciador de teclados.

Algumas fontes já instaladas no Windows dispõem desse recurso, e.g. Palatino Lynotipe, Arial Unicode MS e a nova Times New Roman.

Outras podem ser baixadas e instaladas gratuitamente, como a Linux Libertine (com serifas) e a Lato (sem serifas).

Se necessitar de caracteres especiais (ocasionalmente utilizados por alguns especialistas), recomendo a fonte New Athena Unicode, da American Philological Association.

New Athena Unicode

\ download e instalação /

O gerenciador de teclados precisa ser o Keyman Desktop, da SIL International, totalmente gratuito e fácil de usar:

Keyman Desktop

\ download e instalação /

Instalando e configurando o aplicativo

  1. Comece pelo Keyman Desktop, o gerenciador de teclados: ative o link “start Keyman” na tela de entrada do programa (você verá um ícone na Barra de Tarefas do Windows, embaixo e à direita) e siga as orientações;
  2. baixe o teclado do Grapheion 1.0 e coloque-o em diretório da sua escolha:

    teclado do Grapheion 1.0

    \ download e instalação /

    [use o botão direito do mouse]

  3. abra o Keyman Desktop, ative os links “Configuration” e “Install keyboard”, e instale o arquivo de teclado grapheion10.kmp a partir do diretório onde o arquivo foi gravado;
  4. antes de fechar o Keyman Desktop, ative o link “Hot Keys” (à esquerda), selecione o keyboard “grapheion” e ative o link “(none)” para configurar uma tecla de atalho (ou hot key) que mude o teclado normal para o Grapheion, e vice-versa.

Funcionamento básico

  • Ative o teclado através da hot key escolhida; os caracteres gregos politônicos são obtidos pela digitação direta das letras latinas e símbolos do teclado latino padrão, de acordo com o betacode;
  • para voltar a escrever em português ou em outra linguagem moderna, use a mesma hot key para desativar o Grapheion 1.0.

No sistema betacode, para escrever em grego o verso 95 da Teogonia de Hesíodo (“há, sobre a terra, aedos e citaristas”),

ἄνδρες ἀοιδοὶ ἔασιν ἐπὶ χθόνα καὶ κιθαρισταί

deve-se digitar o seguinte:

a)/ndres a)oidoi\ e)/asin e)pi\ xqo/na kai\ kiqaristai/

Nesse sistema, os sinais diacríticos são digitados depois das letras; note que

"q" = theta,
")" = espírito doce,
"/" = acento agudo,
"\" = acento grave

e que os sinais compostos, como espírito + acento, são facilmente obtidos pela digitação sequencial de ")" e "/", como no exemplo supra.

Instruções completas estão disponíveis no Manual do Grapheion 1.0.