Grapheion 1.0

Grapheion 1.0® permite a digitação de textos em grego antigo em todos os aplicativos da plataforma Windows. Baseia-se no padrão betacode, desenvolvido pelo TLG, e nos recursos das Fontes Unicode.

O que é

w
Os primeiros versos da Ilíada de Homero no folio 12 recto do Codex Venetus A, sæc. X.
Mais informações: Portal Graecia Antiqua.

Grapheion 1.0 é um programa para teclado (keyboard) que dá acesso imediato ao conjunto de caracteres politônicos da área grego estendido das fontes Unicode. Com ele, é possível digitar textos em grego clássico, com todos os caracteres próprios — espíritos, acentos, sinais de pontuação — sem quebrar a fluência da digitação. Alguns símbolos necessários à utilização do grego antigo em textos acadêmicos foram acrescentados.

Grapheion 1.0 deve ser instalado junto com o "gerenciador de teclados" da Tavultesoft Keyman® e uma Fonte Unicode com caracteres gregos estendidos. Fontes já embutidas no Windows, como a Palatino Lynotipe, a Arial Unicode MS e a nova Times New Roman, funcionam muito bem, mas eu recomendo, particularmente, a New Athena Unicode, gratuita e preconizada pela American Philological Association.

Desenvolvido para aplicativos da Plataforma Windows, Grapheion 1.0 funciona em editores de texto, planilhas, bancos de dados, programas de email e muitos outros, e.g. Notepad, Office, OpenOffice, OutLook Express, Thunderbird, Eudora, etc. Testes efetuados do Windows 98 ao Windows 7 foram muito bem sucedidos. Infelizmente, ainda não foi possível testá-lo no Windows 8.

Funcionamento básico

Instalado o programa, os caracteres gregos politônicos são obtidos pela digitação direta das letras latinas e símbolos do teclado latino padrão, de acordo com o betacode, sistema desenvolvido pelo Thesaurus Linguae Graecae para representar letras e sinais do grego antigo através de caracteres latinos modernos.

No sistema betacode, para escrever o v. 95 da Teogonia de Hesíodo, em grego,

ἄνδρες ἀοιδοὶ ἔασιν ἐπὶ χθόνα καὶ κιθαρισταί

deve-se digitar o seguinte:

a)/ndres a)oidoi\ e)/asin e)pi\ xqo/na kai\ kiqaristai/

Nesse sistema, os sinais diacríticos são digitados depois das letras; note que

"q" = theta,
")" = espírito doce,
"/" = acento agudo,
"\" = acento grave

e que os sinais compostos, como espírito + acento, são facilmente obtidos pela digitação sequencial de ")" e "/" (cf. exemplo supra).

Penso em incluir no programa, futuramente, um método prático para a transliteração latina do grego antigo, com sinais de quantidade e acentos, v.g.

ἡ κορώνη = hē korṓnē

sugestão (muito bem vinda) da minha amiga Edvanda Bonavina da Rosa, professora de língua e literatura grega da FCLAr-UNESP.

Instruções completas estão disponíveis no Manual de Instruções (em pdf) que acompanha o programa.

Download e instalação

Grapheion é distribuído em dois pacotes. A versão atual é a 1.0, completada em 22/11/2005.

O pacote teclado destina-se a quem já tem o programa Tavultesoft Keyman instalado no computador; o pacote completo, a quem ainda não tem.

Use o mouse para salvar os arquivos apontados pelos links em um diretório de seu computador:

Para instalar o pacote, vá ao diretório onde gravou o arquivo, expanda-o (sugiro o utilitário gratuito 7-Zip®), selecione o arquivo expandido e clique nele duas vezes.

Caso tenho ocorrido algum problema com a instalação automática da fonte New Athena Unicode, instale-a manualmente.

Configuração do teclado

O programa de instalação do Tavultesof Keyman apresentará algumas opções, tais como instalar a Standard Edition (válida por 30 dias) ou a Home Edition (grátis), e carregar o gerenciador de teclado durante a ativação do Windows ou não. Escolha de acordo com sua conveniência. Quando o programa está ativo, vê-se o ícone padrão do programa na barra inferior da sua tela, à direita.

Com o botão direito do mouse sobre o ícone do Tavultesoft Keyman, escolha o módulo Keyman Configuration e uma pequena janela se abrirá.

Na aba Keyboard, lista Installed Keyboards, certifique-se que o teclado Grapheion está selecionado;

ainda na aba Keyboard, abaixo e à direita, há opções para a configuração de uma tecla de atalho — sugiro a opção ALT + G, bastante intuitiva e prática;

na aba Options, certifique-se que a opção Keyboard hotkeys toggle keyboard activation (a primeira da lista) está selecionada.

Isso é o suficiente. Ative o botão OK e feche a janela de configuração.

Quando quiser ativar o Grapheion, tecle ALT + G e você verá o ícone mudar para a imagem k.

Se teclar ALT + G de novo, você desativará o teclado e o ícone voltará ao padrão p.


acad    t    f    epwidos*¨!#-+[gmail.com