Wilson A. Ribeiro Jr.

Grapheion 1.0®

Utilitário para digitação de textos em grego antigo em todos os aplicativos da plataforma Windows para desktop, e.g. Word, Notepad, Excel, Power Point. Baseia-se no padrão betacode, desenvolvido pelo TLG, e nos recursos das Fontes Unicode.

w CC BY-NC-SA 3.0
Os primeiros versos da Ilíada de Homero no folio 12 recto do Codex Venetus A, sæc. X. Veneza, Biblioteca Nacional Marciana. Fonte: Homer Multitext Project.

Requisitos

São apenas dois: fonte Unicode apropriada e um gerenciador de teclados.

Diversas fontes Unicode já instaladas no Windows têm o bloco “grego estendido”, como a Palatino Lynotipe, a Arial Unicode MS e a nova Times New Roman, e podem ser utilizadas normalmente.

Caracteres especiais, ocasionalmente utilizados pelos especialistas, estão disponíveis na fonte New Athena Unicode, da American Philological Association. Faça o download e instale, se desejar.

O gerenciador de teclados precisa ser o Keyman Desktop, da SIL International, totalmente gratuito e fácil de usar. Faça o download e instale o produto; depois, na tela de entrada do programa, ative o link “start Keyman”; você verá um ícone na Barra de Tarefas do Windows, embaixo e à direita.

Instalação do Grapheion 1.0

Com o botão direito do mouse, faça o download do teclado Grapheion 1.0 e coloque-o em um diretório da sua escolha.

A seguir, abra o Keyman Desktop, ative os links “Configuration” e “Install keyboard”, e instale o arquivo de teclado grapheion10.kmp a partir do diretório onde o arquivo foi gravado.

Antes de fechar o Keyman Desktop, ative o link “Hot Keys” (à esquerda), selecione o keyboard “grapheion” e ative o link “(none)” para configurar uma tecla de atalho (ou hot key) que mude o teclado normal para o Grapheion e vice-versa.

Funcionamento básico

Ative o teclado através da hot key escolhida; os caracteres gregos politônicos são obtidos pela digitação direta das letras latinas e símbolos do teclado latino padrão, de acordo com o betacode, sistema desenvolvido pelo Thesaurus Linguae Graecae para representar letras e sinais do grego antigo através de caracteres latinos modernos.

Para voltar a escrever em português ou em outra linguagem moderna, use a mesma hot key para desativar o Grapheion 1.0.

No sistema betacode, para escrever o v. 95 da Teogonia de Hesíodo, em grego,

ἄνδρες ἀοιδοὶ ἔασιν ἐπὶ χθόνα καὶ κιθαρισταί

deve-se digitar o seguinte:

a)/ndres a)oidoi\ e)/asin e)pi\ xqo/na kai\ kiqaristai/

Nesse sistema, os sinais diacríticos são digitados depois das letras; note que

"q" = theta,
")" = espírito doce,
"/" = acento agudo,
"\" = acento grave

e que os sinais compostos, como espírito + acento, são facilmente obtidos pela digitação sequencial de ")" e "/", como no exemplo supra.

Instruções completas estão disponíveis no Manual do Grapheion 1.0.

« Voltar

↑ ↑